Temos novo blog no ar, todos os posts antigos estão lá e as atualizações não aparecem mais por aqui.
Em breve o novo site também estará finalizado
Esse artigo no novo blog: http://blog.consultorti.com.br/?p=100
Neste mundo da TI – Tecnologia da Informação, existe inúmeras siglas e termos usados não só pelos Analistas de Sistemas, mas por todo o pessoal de gestão e de tecnologia… Eis algumas siglas que trago o significado e as suas interpretações:
ITIL – Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infra-Estrutura de TI – é um conjunto de melhores práticas para gestão de serviços de serviços em Tecnologia da Informação-TI. Esta práticas estão contidas em sete livros(portanto, o termo “Biblioteca”), entre esses livros os dois primeiros se destacam: Service Support (Suporte a Serviços) e Service Delivery (Entrega de Serviços)
Ao adotar o ITIL, após um criterioso estudo de viabilidade, onde todos devem estão engajados, a área de TI da empresa pode ser beneficiada proporcionando uma integração maior internamente no que diz respeito a redução do tempo de execução de serviços e de solução de problemas, aumento da satisfação dos usuários e clientes, maior controle da gestão, redução de custos operacionais entre outros. Lembrando que o ITIL não é um método ou manual, é uma estrutura flexível que pode ser adaptada às necessidades da empresa.
COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento e controle das iniciativas de TI nas empresas, é um guia para a gestão de Tecnologia da Informação. Está dividido em quatro domínios:
– Planejamento e Organização;
– Aquisição e Implementação,
– Entrega e Suporte;
– Monitoração.
O ponto central é o gerenciamento da informação com os recursos de TI, para garantir o negócio da empresa baseado nos recursos de controle de objetivos, um framework (modelo), mapas de auditoria, ferramentas de implementação e um guia de técnicas de gerenciamento.
Com as práticas de Gestão baseadas no Cobit, fornece métricas para a avaliação de resultados, orientando para um melhor gerenciamento de processos do negócio. Portanto, o Cobit fornece uma política clara para o controle de TI, e no alcance das metas da organização.
BSC (Balanced Scorecard – Indicadores Balanceados de desempenho) é um modelo de gestão estratégico, permitindo as empresas priorizarem os objetivos traçados em seu plano estratégico. Os indicadores de desempenho são instrumentos utilizados para a medição dos resultados, sendo estes são os responsáveis para criar as estratégias e ações necessárias a serem implementadas dentro da organização.
São 4 etapas do processo de implementação do BSC:
– Arquitetura do sistema de medição
– Definição dos objetivos estratégicos
– Escolha dos indicadores estratégicos
– Elaboração do plano de implementação.
Dentro dos benefícios do BSC podemos destacar: fornecimento de um controle de dimensões estratégicas à gerência; conhecer o benefício individual de cada funcionário da organização; criar oportunidades de aprendizado sistemático de fatores importantes para o sucesso da organização entre outros.
No próximo artigo estarei definindo outras siglas e termos usados na TI. Até lá pessoal!
Muito bom. Bastante instrutivo.
Márcia
Olá!
Estou precisando de escrever um trabalho citando recursos COBIT e melhores práticas ITIL.
Se vc puder me ajudar, dando algumas dicas, ficarei muito grata.
Obrigada
Olá!
Estou precisando de escrever um trabalho citando 3 recursos COBIT e 3 melhores práticas ITIL.
Se vc puder me ajudar, dando algumas dicas, ficarei muito grata.
Gerusa
Amigo, necessito URGENTEMENTE que vc me envie via email algo referente ao COBIT…. conceitos, definições, etc……. preciso para um trabalho na faculdade….. se vc tiver algum material, favor envie diretamente para meu e-mail, mas até segunda feira (24/11/2008).
Desde já agradeço.
Preciso fazer um trabalho sobre cobit e itil, tem como enviar CONCEITO, UTILIZAÇÃO etc. Tudo que eu possa utilizar para desenvolver uma apresentação de forma clara.pois não entendo nada deste assunto. Me ajude por favor.
Amigo, eu gostaria de informações mais detalhadas sobre COBIT e ITIL.
Se possível encaminhe material por e-mail!
Desde já,
Obrigado!
Essas informações já norteam nossas pesquisas. Você teria links com ITIL e COBIT mais detalhado?
Obrigado!
Acredito que houve um equívovo de digitação ao mencionar apenas sete livros formando a biblioteca do ITIL, quando na verdade a mesma é formada por oito livros.
Schröder,
Os livros:
1 – Suporte a Serviços
2 – Entrega de Serviços
3 – Gerenciamento de Infra-estrutura
4 – Planejamento para Implementação do Gerenciamento de Serviços
5 – Gerenciamento de Aplicações
6 – Perspectiva de Negócio
7 – Gerenciamento de Segurança
8 – ???
Qual é o oitavo?
OLÁ, ESTOU PRECISANDO FAZER UM TRABALHO SOBRE TRÊS RECURSOS DO COBIT E TRÊS PRATICAS DO ITIL.
NECESSITO URGENTEMENTE.
PRAZO:30/05/2010
Caralho, que povo folgado esse dos comentários.. só sabem pedir
O Google ta ai pra isso, bando de preguiçosos
No mais, o autor mandou bem nesse post.
Muito objetivo e esclarecedor.
Ótimo artigo. Sobre o ITIL, o site http://www.mundoitil.com.br dá muitas informações sobre todo o processo de certificação e como se preparar para o exame.
Relacionado a certificação ITIL eu vi um curso bacana voltado para ITIL RCV no site: http://www.curseduca.com.br Lá tem um curso interessante que passa um bom complemento para essa certificação intermediária. E como é difícil achar um curso complementar para essas certificações, é bem interessante.
http://www.curseduca.com.